top of page

Fraldas Laváveis - Episódio 2 | Tipos de fralda

  • Foto do escritor: Mico
    Mico
  • 10 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura

Olá ecológicos da vida!

Depois de ter demonstrado as diferenças entre as fraldas laváveis e as fraldas descartáveis ecológicas neste post, vou tentar explicar a diferença entre os vários tipos de fraldas laváveis, porque foi ai que começou toda a minha dor de cabeça.


Estive a pesquisar em alguns sites e, uma coisa que facilitou o meu entendimento, foi uma tal de árvore das fraldas...


Como eu tenho falta do que fazer com a maternidade, então decidi fazer a minha... (óbvio)

Mas antes disso deixem-me falar da anatomia de uma fralda lavável.

Uma fralda lavável é composta por:


uma parte impermeável = cover

uma parte absorvente = insert / booster

uma parte para fechar = snappi, velcro ou botões


Dito isto, vamos à árvore:

Dividi a coisa em grau de dificuldade e quantidade de partes para montar uma fralda completa.

Não há nenhuma realmente complexa para além das fraldas antigas, que dobramos o pano de algodão, prendemos com um alfinete ou o mais moderno "Snappi" (disponível numa loja PEP perto de si) e pomos uma capa impermeável por cima.

De resto, é tudo bastante fácil and straight forward.


Dito isto... vamos as nossas fraldas:


Vamos começar pelas All-in-One (Tudo-em-Um)

Como o seu nome diz, esta fralda tem tudo num só elemento. É como uma fralda descartável, usa-se como uma fralda descartável só que se lava.

A parte absorvente desta fralda está cosida com a capa impermeável e a parte que fecha também.

É de longe a mais simples de todas, mas tem também os seus inconvenientes. Por exemplo, quando alguma parte se estraga, por norma, temos que substituir a fralda toda e isso é chato porque temos que voltar a lavar várias vezes, usar várias vezes até ganhar aquela absorção que já estávamos habituados.

Ás vezes, marcas como a Bambino Mio (foto 3) Mio faz fraldas híbridas, que são AIO mas também tem bolso e portanto a possibilidade de colocar um reforço para ser mais absorção.

As minhas fraldas preferidas AIO, são da Tots Bots.

Não tenho descrição para o meu amor por estas fraldas.


Depois temos as All-in-Two que, como o seu nome explica, é composto por duas partes: a parte da capa impermeável e a parte absorvente.


Elas podem ser de 4 tipos diferentes:


De bolso, a capa impermeável tem um bolso onde são inseridos os inserts, boosters, enchimentos, chamem-lhe como quiserem... Não as acho a mais fáceis de usar porque enfiar um ou dois ou três enchimentos nas fraldas pode realmente ser uma seca.

As que da foto são Alva Baby mas uso também da Bum Genius.



Fitted, trata-se de uma fralda toda ela feita de tecido absorvente com elásticos e tudo mais e pomos no bebe a fralda e por cima a capa. Para mim, são as preferidas. O ratio de compra para estas, para terem uma ideia, é uma única capa para 3 a 4 mudas de fraldas.

Estas da foto são da Little Lamb. As minhas fraldas favoritas de todos os tempos. nâo recomendo usar as capas porque para além de não serem muito bonitas, também o velcro não tem como ser dobrado.


Coutour, também pode ser pre-fold.

O prefold (ou pré-dobrada) é basicamente um rectângulo de tecido que pomos por dentro da capa e fechamos nos rabiosques dos bebes. O contour (ou ajustada) é uma fralda de bambu, microfibra ou algodão, com elásticos que se ajusta à forma do bebe. Por cima, pomos uma capa impermeável.


Finalmente temos fraldas que são com 3 ou mais partes que são as tais de fraldas com a musselina (tecido de algodão) que dobramos e pomos uma capa impermeável por cima, ou até mesmo as contour que vêm sem forma de fechar e é preciso por um alfinete ou um snappi.

Eu gosto deste formato, mas dá trabalho.

O segredo é ter muitas fraldas e dobrar todas ao mesmo tempo.




Com isto, acho que ficamos todos esclarecidos e prontos para tomar decisões.


Ahhhh... não!

Não ficamos não! Outras factos importantes sobre as fraldas:


1) Podem ser ajustáveis (dos 5 aos 18 kg) ou por tamanhos. As da Little Lamb que estão lá em cima, por exemplo, são vendidas por tamanho e têm 3 opções, custam 8 ou 9 libras por fralda mas é das melhores que já me aconteceu na vida (pessoa nada exagerada que eu sou).


2) Podem ser fechadas com botões ou com velcro. O velcro é muito mais rápido de vestir mas também estraga-se mais rápido do que os botões.

Há cuidados específicos com o velcro, como dobrar sempre para dentro para não agarrar às outras coisas durante a lavagem.

A maioria são híbridas. Têm botões para regular os tamanhos e velcro para fechar.


3) As fraldas de bolso normalmente vêm 1 ou 2 inserts, podem vir de vários materiais e misto de tecidos. A Eco Mom Fafa de quem aprendi muito que eu sei, tem um post mara sobre o tema aqui.


Finalmente, para vos ajudar a comprar fraldas laváveis fica aqui a dica dos sites que entregam em Angola e que eu experimentei:


O Episódio 3 será sobre o kit básico para se lançarem nesta aventura.

Até lá, entrem nos sites, vejam as fraldas, vão se apaixonando pelos prints, pelas cores...


Até já!!!

Comments


Formulário de inscrição

Obrigada por subscrever!

©2019 by maternity mico. Proudly created with Wix.com

bottom of page