A verdadeira Mala de Maternidade
- Mico
- 14 de jun. de 2020
- 5 min de leitura
O post de hoje é sobre a mala da maternidade.
Na verdade o post do levante era para ter sido sobre a mala da maternidade, mas depois, como quase sempre, perdi-me para melhor me encontrar.
Então sim, vou vos falar da mala da maternidade mas vou vos dar aquela lista linda que diz "3 pares de botinhas", "um gorro", "se for verão um chapéu".
Aqui, não são essas conversas que temos.
Aqui, falamos da coisa prática, crua.
O que eu vou vos deixar aqui é a parte da mala da maternidade que vocês não se podem esquecer de levar.
Porque acreditem... se esquecerem de levar roupa para o bebe, alguém vai vos dar. Se deixarem os produtos de higiene do bebe para trás saibam que não há uma real necessidade do vosso filho ou da vossa filha tomar banho na maternidade. O cérvix, o aquela gordura com que o bebe nasce, deveria ficar por lá pelo menos 72 horas, que é o tempo que ficamos normalmente na maternidade, portanto o creme, o shampo, o sabonete, é tudo dispensável.
Ready?
Cuecas de incontinência
Oh yes. Comecei pesado, não foi?
Cuecas de incontinência vai ser a coisa mais prática que poderão vestir nos vossos dias na maternidade e no pós parto. Mil vezes mais prático do que aqueles pensos sem abas que dão na maternidade, gigantescos e que ainda temos que por com umas cuecas de gaze por cima.
Confiem em mim: cuecas de incontinência. São confortáveis, altamente absorventes e práticas. Tudo o que não querem, depois de fazer uma cesariana é ter que ficar 58 segundos em pé a ajustar as cuecas de rede e os pensos. E assim, podem dispensa as cuecas.
Chinelos de borracha (do tipo havaiana)
Eu sei que queremos andar na maternidade com aquele chinelo de quarto lindo, com pelinho, super fofo e quando estamos ao lado da cama, eles ficam ali arrumadinhos direitinhos, mas chinelos de cetim com pêlo não podem tomar banho com vocês e vocês vão precisar de chinelos no banho.
Primeiro, porque não querem apanhar pé de atleta mesmo sabendo que o WC de um hospital deve ser do lugares mas higiénicos do país, mas vai que...
Segundo porque entre vocês saírem do banho e vestirem o pijama, haverá sangue. Haverá sempre sangue nos primeiros dias e, chinelos de borracha são rapidamente lavados.
Toalha de banho
Ah mas no hospital têm toalhas, não precisa.
Precisa.
Porque tudo o que tu não queres é saires do teu primeiro banho como mãe e secares-te numa toalha fina e áspera do hospital. Tu queres uma toalha que te abrace, que cheire a casa. Queres uma toalha que não te deixe ficar com o rabo de fora porque é muito curta ou que arraste no chão porque é muito comprida. Tu queres a toalha da tua casa. A tua, de sempre.Hoje parece que não vai fazer nenhuma diferença. Mas vai.
As do hospital vão servir para enrolares na cabeça, para usares como tapete, para limpares os lóquios mas não para te abraçar como precisas.
Spray ambiente
Quando viajava tinha sempre isto na minha mala de viagem: um spray ambiente a base de óleo essencial de lavanda. Para mim, é o cheiro que me faz lembrar casa, é um cheiro que me faz sentir em segurança, que me faz sentir bem.
Acho que deve ter sido das primeiras coisas que o Marco fez quando nos instalamos no nosso quarto, foi soltar uns "pshits" nos estores e no sofá.
Qual é o cheiro que vos traz boas memórias? É cheiro a praia? Cheiro de baunilha? Cheirinho de frutos vermelhos? Levem esse cheiro... Não levem velas porque não vão ser permitidas.
Blusas de amamentação da H&M
Não tem nada melhor que isto. Estas são as melhores roupas de amamentação que eu experimentei e uso até hoje. São blusinhas de alsinhas de todas as cores, muito práticas que dá para vestir por baixo do pijama e parecer composta.
No geral tenham pelo menos uma por dia da semana. Quando estiverem em casa no pós parto, tudo será leite: a roupa, o lençol, a fralda, o pijama, o cabelo da criança... haverá leite em todo lado e não vai ser possível usar dois dias seguintes porque apesar de ficarmos com o olfato afectado, ninguém merece o nosso cheiro a azedo.
Comida
Vocês vão acordas à 1 da manha, às 2:30, vão acordar as 4:00 às 5:00 e às 6:00 e nem sempre existe uma refeição disponível para fazer no quarto.
De modos que levem bolachinhas, levem fruta, levem coisas que vos façam bem ao estômago e à alma durante a madrugada.
Se tiverem um chá preferido e uma garrafa térmica, melhor.
Eu lembro de todos os dias pedir à minha mãe para me trazer o meu café com leite de amêndoa, porque estava desesperada.
Vestido-camisa + sabrinas
Este é, para mim, o melhor outfit para sair da maternidade e para tratar de qualquer assunto na maternidade. Era o que eu ia usar, mas a minha mãe esqueceu-se de o levar para a saída. Tive que vestir leggings (um suplício na cesariana) e uma camisa larga sem botões (um suplício na amamentação) e calçar tennis. Não preciso desenvolver sobre os tennis, pois não?
Eu tive a Maísa durante a greve dos registos e portanto não chegamos a tratar dos documentos dela na maternidade mas ainda havia um caminho do meu quarto até à área dos registos, este outfit, que foi o que eu usei quando fui lá, era o ideal.
Os botões perfeitos para dar de mamar, as sabrinas não há grandes esforços para calçar.
Fraldas tamanho 0 e 1
Não cheguei a usar as fraldas da maternidade porque levei as minhas ecológicas. Não queria mesmo que os primeiros dias do rabiosque da minha filha, fossem em contacto com um monte de químicos.
As maternidades de Portugal têm que responder a uma qualquer lei da concorrência o que significa dizer que todos os meses ou todos os 3 meses eles são obrigados a mudar o fornecedor de produtos de higiene.
Podemos calhar com a Pampers, com a Dodot, com Huggies, com Pingo Doce. Não quero aqui questionar a qualidade de absorção das fraldas nem os ingredientes que cada marca usa nelas, mas também não faço questão de jogar a roleta russa.
Já disse aqui para não terem ideias de usar fraldas laváveis na maternidade, o mecónio (primeiro coco do bebe que consiste numa mistura de alcatrão, com caramelo, com coco) é terrível.
Cabo de telemóvel com pelo menos 3 metros
Sim, porque ninguém quer ficar em pé junto à tomada a responder às 4569 mensagens. Também não quer deixar o telefone a carregar longe porque vai ter que ver as horas cada vez que acordar porque no inicio é assim, queremos controlar tudo muito.
Portanto o ideal é ter um cabo longo, que nos permita ter o telefone na cama, e, num mundo perfeito, um par de fones dente-azul (bluetooth) porque vamos falar ao telefone. Ah se vamos.
Eu ainda fui para a maternidade com coisas mais absurdas como a minha almofada, umas cranberries cobertas de chocolate amargo que eu adoro e litros de água de coco que a minha prima me levou.
Lembro-me de ser dos melhores momentos por lá...
E uma dica: levem tudo num trolley de viagem com rodinhas.
Não se esqueçam de levar os vossos produtos, os do dia-a-dia, não vale a pena experimentarem um novo creme da cara na maternidade, nem vale a pena acharem que vão fazer máscaras faciais na maternidade, porque não vão. Levem o essencial: sabonete/gel de banho, esponja, champo, condicionador, escova de dentes, pasta de dentes, creme da cara e deo.
Um creme gordo para por nos pés também dá jeito.
Depois de parir, volta e diz-me se eu tinha ou não razão.
Beijos de Luz!
Comments