Perturbadores & Desreguladores Endócrinos
- Mico
- 27 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2020
Quando engravidei da Baby M. comecei a procurar por cremes ecológicos e saudáveis para a pele dela.
Em França há muito tempo que há uma polémica relacionada com os desreguladores endócrinos.
Ao contrário de uma substância alérgica, que cria alergia e vemos na hora, os desreguladores são terríveis e o efeito deles, muitas vezes só pode ser visto décadas mais tarde, quando, muitas vezes, já é tarde.
Estes desreguladores podem ser encontrados em absolutamente todo lado. A exposição aos desreguladores endócrinos acontece através da água, do solo e ar contaminados, pela ingestão de alimentos e por contacto dérmico, ou seja pela pele.
Uma vez que a nossa pele é um dos nossos maiores órgãos, é importante saber o que colocamos nela.
Os nossos pais, para a maior parte, não tinha noção do que faziam, nem tinham a informação necessária para poder nos proteger de males futuros, mas nós temos.
Para vos ajudar a fazer escolhas certas, deixei aqui uma lista de alguns que devem sempre procurar nos ingredientes dos produtos aos quais expõem os vossos bebes:
BPA (Bisphenol A – Bisfenol A), presente em muitos plásticos, embalagens, potes de bébes, etc...
Dioxina, presente em praticamente tudo o que comemos, principalmente nos alimentos de origem animal.
Atrazina, presente nas culturas industriais. Devemos preferir produtos orgânicos para a evitar.
Ftalatos, presente em praticamente todos os plásticos e razão pela qual hoje em dia damos preferência a brinquedos de madeira e embalagens de vidro.
Químicos Perfluorados (PFC's) está presente em panelas antiaderentes, peliculas antimanchas, anti-humidade, em roupas, móveis, tapetes, etc...
Éteres de Glicol (butoxietanol e methoxidiglicol) basicamente presente em tudo o que é produtos de limpeza, cosméticos, cremes, tintas para a casa, etc... para terem ideia, crianças que foram expostas a éteres de glicol das tintas dos quartos tinham substancialmente mais asma e alergias.
Produtos das marcas Dr. Bronner's, ECOS, Ecover, Whole Foods estão livres destes químicos e aqui pode encontrar imensa informação sobre a "limpeza" dos produtos que escolhem.
Nos cremes, shampoos e outros produtos dos nossos filhos fiquem atentos a qualquer composto que tenha nomes complexos, demasiado extensos mas principalmente esta lista aqui:
Benzyl Alcohol
Parabenos
PEG's
Formaldehyde
Isopropanol
Benzophenone-3
Kojic Acid
Methylbenzylidene camphor
Propylparaben
Triclosan
Resorcinol
Octocrylene
Triclocarban
BHT (butylated hydroxytoluene)
Benzophenone
Homosalate
Benzyl Salicylate
Durante a minha gravidez tive imenso cuidado com isso, vivia besuntada em óleo de coco nacional com óleos essenciais e manteigas de karité, cacau e outras mil gorduras mais ou menos orgânicas e, como ainda continuo a amamentar, continuo grande parte dos cuidados, nomeadamente no meu desodorizante, no meu sabonete (já raramente usamos gel de banho) e o creme do corpo.
Durante a gravidez, a coisa foi um bocado ao extremo, com a pasta de dentes, a escova de dentes, a garrafa de água, enfim... era tudo!
Numa vida realista, acho difícil seguir isto sempre e constantemente mas acho importante sabermos, estarmos informados.
Estes perturbadores são um dos maiores motivos pelos quais eu optei por fraldas laváveis, motivo pelo qual eu também alimento, sempre que possível a Baby M com comida orgânica e faço os produtos dela. Para a expor menos.
Se vai ter outros problemas? Sem dúvida.
Mas os que eu puder fazer por evitar, eu farei.
Afinal, antigamente não sabíamos mas hoje, podemos mudar.
Para terem ideia, estes desreguladores podem causar puberdade precoce, anomalias do esperma, infertilidade e até mesmo cancro.
Esta conversa toda que vos dei, sabem porquê que era? Para vos dar a receita do linimento que uso no rabo da Maísa.
Pode isso?
Vamos para outro post que este ficou demasiado sério.
Para perceberem melhor, cliquem aqui, video super simples.
Beijos de Luz!
Comentários